¿Qué es la minería de criptomonedas?

¿Qué es la minería de criptomonedas?
TabTrader Team
TabTrader Team
El tiempo de lectura es 15 min
La fecha de publicación es

O que é mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoeda é o processo pelo qual os participantes da rede validam uma blockchain e criam novas unidades de uma moeda ou token, aumentando sua oferta disponível.

A mineração de criptomoedas pode envolver vários tipos de hardware, diferentes regras de rede e bases de custos que dependem de suas circunstâncias pessoais e da moeda exata que está sendo extraída.

Como funciona a mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoeda aumenta a oferta de uma moeda e geralmente é executada em conjunto com a manutenção da segurança da rede.

A maneira como a mineração funciona depende da própria criptomoeda - um token que usa algoritmo Proof-of-Work (PoW) como Bitcoin (BTC) tem um processo de mineração totalmente diferente daquele de um token de algoritmo Proof-of-Stake (PoS), como Cardano (ADA), que é “apostado” em vez de “extraído”.

Um fenômeno geral, no entanto, é mais ou menos comum a toda mineração. Mineradores – participantes da rede – alcançam consenso para validar o blockchain, ou livro de transações. Ao fazer isso, eles geralmente recebem taxas de transação em remuneração por seu trabalho, comumente chamado de “incentivo em bloco” ou “recompensa em bloco”, o que aumenta a oferta geral da moeda.

A mineração evoluiu toda uma indústria dentro da própria criptomoeda e, especialmente no caso do Bitcoin, atraiu investimentos consideráveis de capital de risco, como qualquer outra indústria de startups.

Para os indivíduos, no entanto, geralmente não é mais lucrativo minerar Bitcoin sozinho, pois as equações envolvidas – a “dificuldade” da mineração – tornam isso possível apenas com uma grande quantidade de hardware especializado.

Isso normalmente vem na forma dos chamados dispositivos de mineração ASIC (Application-Specific Integrated Circuit) que são construídos especificamente para minerar uma criptomoeda específica. Eles são caros e têm uma vida útil limitada devido à intensidade da mineração 24 horas por dia, 7 dias por semana, e são um fator importante a ser considerado ao optar por minerar de forma privada em vez de ingressar em um pool de mineração ou usar a mineração em nuvem.

As criptomoedas ainda podem ser mineradas de forma lucrativa com GPUs – uma opção de hardware de baixo custo e baixo consumo de energia – mas os ASICs de hoje possuem maior magnitude e mais adequada. Independentemente do blockchain em questão, os mineradores têm uma base de custo e uma queda drástica no preço de uma criptomoeda pode fazer com que parem de operar devido a perdas financeiras, afetando a segurança da rede.

A mineração de criptomoedas está constantemente em estado de fluxo, adaptando-se às condições externas e às mudanças no uso da rede.

Diferentes métodos de mineração de criptomoedas

A mineração de criptomoedas não é a mesma em todos os lugares, e diferentes algoritmos empregam diferentes processos de mineração.

Com o Bitcoin, o algoritmo tipo: PoW, os mineradores competem para serem os primeiros a produzir um “hash” para cada bloco de transações. Isso dá origem ao termo “hashrate”, que se refere à capacidade de cada minerador de produzir esses hashes. Uma vez feito isso e a rede aceitar o hash como válido, o bloco de transações é validado, ganhando o minerador vencedor as taxas de transação desse bloco e o incentivo do bloco, atualmente 6,25 BTC em junho de 2022.

A competição envolvida é o que dá nome ao algoritmo do Bitcoin – sem dedicar recursos para produzir um resultado, o “trabalho”, os mineradores não podem participar da validação do blockchain.

Compare isso com a mineração do tipo: PoS, que na verdade é difícil de chamar de “mineração” devido ao fato de que quase não há gasto de energia em troca do recebimento de moedas.

A mineração PoS vem em todas as formas e tamanhos e o métodos e depende da própria moeda. Geralmente, os mineradores de PoS usam suas moedas existentes - de sua participação - para ter o direito de validar o blockchain e receber uma porcentagem do fornecimento pendente como recompensa, juntamente com as taxas de transação.

Portanto, o tamanho das suas participações, ou proporção não o seu poder de hashing, que é o fator decisivo na mineração PoS.

Pools de Mineração

À medida que o tempo passa e as criptomoedas ganham popularidade, o custo de sua mineração aumenta em relação ao custo de eletricidade, hardware e outros fatores contribuintes.

Por causa disso, indivíduos que, de outra forma, não seriam financeiramente capazes de gerar lucro em seu próprio grupo, a fim de “congregar” seu poder de hash ou participação. Sua entrada combinada torna mais possível validar transações e eles compartilham as recompensas obtidas.

Essas configurações são conhecidas como pools de mineração e são de longe a entidade de mineração mais comum para a maioria das criptomoedas populares.

Tal como acontece em muitos investimentos, os pools de mineração de Bitcoin tornaram-se uma indústria por si só, com os maiores players presidindo grandes quantidades de poder de hash combinado de uma rede distribuída em todo o mundo de hardware e participantes.

Aqueles que não possuem hardware, no entanto, ainda podem participar da mineração de criptomoedas. Para fazer isso, eles geralmente usam mineração em nuvem, onde pagam a um provedor de serviços para alugar hardware de mineração e essencialmente fazer a mineração para eles.

A mineração de criptomoedas é lucrativa?

Lucratividade da mineração de Bitcoin

O perfil financeiro da mineração mudou bastante longo dos anos. Nos primeiros dias da criptomoeda, havia tão poucos mineradores e valores de negociados tão baixos para as principais moedas que já que a concorrência era muito menor.

A competição PoW exigia menos energia e, portanto, hardware menos capaz. A dificuldade de rede do Bitcoin, por exemplo, era uma fração do que é hoje.

Os indivíduos poderiam obter lucro simplesmente usando computadores domésticos para validar blocos, com o período em que isso era possível variando de acordo com o blockchain.

Como tal, a mineração não é apenas lucro; ele tem custos associados, e estes variam de acordo com o algoritmo de mineração e as circunstâncias exclusivas de cada minerador.

Para o algoritmo PoW do Bitcoin, é necessário investimento na forma de hardware de mineração, poder para executá-lo e custos associados.

O PoS, no entanto, recompensa os mineradores com base no valor do token que eles prometem como garantia para participar da validação de transações, reduzindo os custos iniciais em termos de hardware e energia.

Um processador de computador padrão agora é praticamente inútil para mineração física individual; um minerador requer um equipamento especializado chamado de equipamento de mineração de circuito integrado específico de aplicação (ASIC). Ambos são caros e têm uma vida útil lucrativa limitada devido às mudanças nas condições do blockchain e, portanto, devem ser vistos como um investimento constante, e não único.

Custo da eletricidade

Os custos de eletricidade também variam de local para local. Pode ser que uma plataforma de mineração seja colocada em algum lugar onde a energia não esteja consistentemente disponível ou seja racionada, algo que pode afetar severamente a lucratividade até mesmo das máquinas mais eficientes.

As preocupações com o consumo de energia também são um fator-chave na determinação de abordagens legislativas para a mineração, e as autoridades de alguns países são conhecidas por atacar mineradoras que consideram desestabilizadoras de redes elétricas frágeis.

Independentemente disso, nas circunstâncias de hoje, é improvável que o minerador médio em potencial possa obter lucro por conta própria. Agora, a norma é ingressar em um pool de mineração ou staking para aumentar as chances de validar um bloco e receber uma parte das recompensas atribuídas.

A mineração em nuvem também é uma opção para quem não deseja comprar e manter hardware. Aqui, os clientes pagam a um provedor de mineração para agir em seu nome.

Ação do preço de mercado nas criptomoedas

Embora os custos de hardware e eletricidade possam ser calculados e orçados com antecedência, uma variável que não pode ser é o preço de mercado do ativo que está sendo minerado.

As criptomoedas são famosas pela volatilidade, e grandes oscilações de mercado podem mudar completamente o perfil de lucratividade de um minerador em um período de meses, semanas ou até dias.

O chamado custo de produção dos mineradores é, portanto, de importância fundamental, não apenas para eles, mas para a segurança da blockchain de uma criptomoeda. Tomando o Bitcoin como exemplo, um custo de produção muito alto em relação ao preço à vista força os mineradores a desistir, reduzindo a concorrência e a descentralização. A dificuldade de mineração de Bitcoin auto-ajustável é a resposta do protocolo para equilibrar a participação do minerador com o preço.

O TabTrader contém informações de preços em tempo real para milhares de criptomoedas negociadas nas exchanges - faça o download agora e nunca perca uma oscilação inesperada de preço.

Negociação de moedas mineradas

Os mineradores podem ajudar a compensar a volatilidade dos preços negociando unidades de um token obtido ao se envolver no processo de mineração.

Isso pode envolver a negociação de BTC por stablecoins, por exemplo, reduzindo a incerteza sobre as despesas no futuro.

O TabTrader oferece acesso instantâneo a negociação no aplicativo em várias exchanges, permitindo que qualquer pessoa negocie cripto ativos no mesmo lugar, mesmo em várias exchanges de forma  simultânea.

Alterações de algoritmo

Um cenário raro, mas não impossível, é que uma criptomoeda altera seu algoritmo.

Um exemplo importante é o Ethereum (ETH), que a partir de 2022 está migrando de PoW para o PoS, um projeto conhecido como Ethereum 2.0. Aqui, a mineração será deliberadamente penalizada para tornar o staking mais atraente – a dificuldade aumentará tanto (um evento chamado de “bomba de dificuldade”) que a mineração de ETH não será mais economicamente viável.

Como tal, os mineradores de ETH precisarão vender seu hardware ou migrar para outra criptomoeda.

Essas mudanças de algoritmo são raras, e o Ethereum está em construção há anos. À medida que as atitudes em relação ao PoW, PoS e outros mudam ao longo do tempo, é provável que o desejo de “migrar” entre algoritmos permaneça menos popular, principalmente devido aos custos envolvidos para todos os participantes do processo.

O que é um aplicativo de mineração de criptomoedas?

Quando se trata de mineração em nuvem, há mais no setor do que desperta.

Ao longo do tempo, surgiram empresas buscando tornar o que antes era um campo altamente técnico mais orientado para o mainstream (massivo)

Se dez anos atrás os usuários estavam (e ainda estão) gerenciando plataformas de mineração remotamente usando prompts de linha de comando, em 2022, existem maneiras de minerar diretamente de um telefone sem qualquer manutenção de hardware ou mesmo propriedade envolvida.

É aqui que entram os aplicativos de mineração de criptomoedas, esses aplicativos executam várias funções com base no próprio produto.

Por exemplo, o Kryptex Miner paga aos usuários para dedicar seu poder de computação sobressalente à mineração, fazendo uso da atividade de processamento ocioso assim, convertendo eletricidade desperdiçada em criptomoeda.

O NiceHash, sem dúvida um dos produtos de mineração mais conhecidos, também permite que os clientes usem seus computadores domésticos padrão para controlar a taxa de hash que eles podem direcionar para os principais pools de mineração.

É legal minerar criptomoedas?

Tal como acontece com outros aspectos da criptomoeda, a mineração enfrenta um ambiente legislativo em mudança em todo o mundo.

Enquanto os governos fecharam os olhos para o setor em seus primeiros dias, os últimos anos viram os legisladores tomarem uma posição, e essa posição varia consideravelmente de acordo com a jurisdição.

Notoriamente, a China procurou se livrar completamente da mineração de criptomoedas, um movimento que supostamente teve sucesso misto. Os mineradores de Bitcoin mudaram suas operações para os Estados Unidos, mas mesmo lá, a política parece diferente de estado para estado.

Em junho de 2022, Nova York está tentando proibir a mineração PoW devido a preocupações com seu consumo de energia.

Em outros lugares, as atitudes oficiais hostis à mineração giram em torno de várias questões, como a desestabilização de redes elétricas antigas ou mal conservadas. Alguns países racionam a eletricidade, e isso apresenta problemas para os mineradores que precisam de uma fonte estável de energia 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A questão de como tributar os lucros da mineração também é um tema de debate. Uma taxa de imposto muito alta e um minerador poderia ver sua lucratividade destruída na fase final do processo.

Qualquer pessoa que pretenda minerar deve, portanto, consultar as leis locais sobre a mineração em si e os requisitos fiscais relacionados aos lucros resultantes.

Mineração de criptomoedas FAQ

O que é mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoeda é o processo de validação de transações no blockchain de uma criptomoeda em troca de novas unidades dessa criptomoeda e outras recompensas.

Como funciona a mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoeda funciona de maneiras diferentes, dependendo da moeda. Os mineradores de Bitcoin competem para resolver equações complexas, enquanto os mineradores de Proof-of-Stake ganham o direito de validar blocos com base em suas participações.

A mineração de criptomoedas é legal?

A legalidade da mineração de criptomoedas varia em todo o mundo. Alguns países não têm restrições, enquanto outros impuseram uma proibição total ou parcial da prática.

O que significa mineração de criptomoeda?

A mineração de criptomoedas tende a se referir à geração de novas unidades de uma moeda ou simplesmente ganhar unidades validando transações em sua blockchain.

O que acontece se uma moeda mudar seu algoritmo de mineração como no Ethereum 2.0?

Uma criptomoeda trocando de algoritmo por outro implica uma mudança significativa para os mineradores. O Ethereum 2.0, como blockchain PoS, tornará os mineradores PoW redundantes, a menos que eles se adaptem – suas plataformas PoW não serão mais lucrativas para a mineração de ETH. Embora seja um grande evento, as mudanças de algoritmo são uma raridade entre as criptomoedas populares.

¿Está buscando comenzar en el comercio de criptomonedas?

¡Pruebe TabTrader en el móvil o en la web!

google-playapp-storeweb-app